• Nos ligue
  • Nos envie um Email
    secretaria@colegioriscoserabiscos.com.br
  • Nos faça uma visita
    Rua Aldrovando Guimarães (antiga Rua Nove de Janeiro), Lt 8 e 9 - Arsenal - São Gonçalo

O que é e qual a importância da formação continuada para professores?

13 de novembro de 2018

Você já ouviu a expressão “formação continuada”? Se sim, certamente está curioso para saber um pouco mais sobre este assunto e entender ao que exatamente se refere a expressão.

Certamente, é disso que falaremos aqui neste artigo, além de explicar por que ela é importante para professores em geral. Acompanhe!

O que é formação continuada

A formação continuada (ou educação continuada) é um processo de aprendizagem que permite que um indivíduo possa adquirir conhecimento e experiência.

Este tipo de formação diz respeito àqueles que concluíram a formação inicial (estudos) e estão, na sua maior parte, no mercado de trabalho.

Embora seja pretendida teoricamente para todas as audiências, a formação continuada é quase exclusivamente praticada num contexto profissional.

Ela permite que as pessoas que já estão em vida profissional ativa continuem a treinar para melhorar suas habilidades e se adaptar às novas tecnologias, práticas ou métodos aplicados aos seus negócios ou áreas de atuação.

Como a formação continuada diz respeito a adultos e não a crianças, os pesquisadores imaginaram como a pedagogia poderia ser aplicada a esse público.

Tudo bem, agora que entendemos um pouco sobre a formação continuada, já dá para ter uma ideia de sua importância para os professores, certo? Nos próximos subtópicos, vamos ver exatamente essa importância.

A formação continuada é uma excelente resposta para todas as suas perguntas!

A formação continuada pode ser feita no local de trabalho ou em paralelo com o emprego regular.

A ideia é buscar novos conhecimentos e desenvolver diferentes habilidades para aperfeiçoar nosso ensino ou nossas habilidades como professores.

O treinamento nos permite ter um novo olhar sobre o assunto adquirido, atualizar nosso conhecimento e desenvolver novas ferramentas. Ela pode tornar o professor mais versátil, e também mais criativo.

O grande perigo do professor, seja ele jovem ou mais adulto, é pensar que ele está suficientemente equipado e parar de estudar. Nós nunca terminamos de aprender, mas devemos ter a abertura para ouvir outras visões e nos questionarmos!

Formação continuada a nível pessoal e profissional

Em um nível pessoal, o treinamento é recompensador. Ele permite que você se desafie e destaca novos pontos fortes e fracos. Para isso, é preciso ter capacidade de introspecção e vontade de melhorar constantemente.

Assim, é possível apostar mais em nossas habilidades e corrigir nossas falhas e atender melhor nossas necessidades ao ensinar em uma classe.

Também é uma boa maneira de encontrar o prazer de ensinar. Melhorar a nós mesmos, seja no nível técnico ou pedagógico, nos estimula e nos coloca em um ponto superior de ensino.

Ter aulas, participar de seminários e falar com vários interessados ​​na comunidade promove um senso de confiança e competência.

Também nos permite conhecer outros professores, discutir nossas maneiras de ensinar a matéria e encontrar novas ideias. Nosso valor na organização e nossa credibilidade como professor só serão mais reconhecidos e apreciados.

Os diferentes tipos de educação continuada

Várias opções estão disponíveis para professores, inclusive fazer cursos em diferentes escolas e empresas ou através de organizações.

Há cursos em módulos ou EAD (educação a distância) que podem seguidos de acordo com nossas necessidades e nossa programação.

Há também cursos mais extensos ou diversificados que se repetem todos os anos. Eles são valorizados e integrados aos nossos hábitos, pois garantem a continuidade em nosso processo de treinamento.

Sendo assim, que tal fazer uma rápida pesquisa e escolher o curso que melhor atende suas expectativas?

Conclusão

A formação continuada é, em grande escala, uma ajuda para todos os tipos de profissionais, especialmente professores. Portanto, não caia no erro de confiar apenas em si mesmo, mas esteja aberto a novas ideias e técnicas produtivas de ensinar. Fazendo isso, você estará mostrando que realmente valoriza a profissão escolhida, e gostaria de se aprofundar ainda mais nela.

A maioria das pessoas que leram esse post também leram esses aqui

Logo1-png