• Nos ligue
    21 2701-3941
    21 3700-1957
  • Nos envie um Email
    secretaria@colegioriscoserabiscos.com.br
  • Nos faça uma visita
    Rua Aldrovando Guimarães (antiga Rua Nove de Janeiro), Lt 8 e 9 - Arsenal - São Gonçalo
Qual o papel das brincadeiras no aprendizado e desenvolvimento das crianças?

Qual o papel das brincadeiras no aprendizado e desenvolvimento das crianças?

5 de novembro de 2018

Você talvez já tenha ouvido falar que a brincadeira é essencial no aprendizado da criança. Mas será que isso é verdade? Se sim, por quê?

A resposta é positiva. Brincadeiras e jogos são de grande importância para o desenvolvimento de cada criança, e, muitas vezes, algumas podem até mesmo aprender através de um jogo educativo.

Mas a pergunta que permanece é: Por quê? Vamos responder exatamente essa pergunta nos próximos parágrafos.

A brincadeira permite que a criança entenda o que está ao seu redor

É importante que uma criança brinque. Isso permite que ela aprenda e entenda o mundo ao seu redor, como o tamanho e as formas das coisas. 

Ao brincar, a criança explora, descobre e compreende como as coisas novas funcionam sem sequer ter consciência delas.

As crianças de 4 a 7 anos ainda estão na melhor idade para aprender, e as brincadeiras vem justamente para fortalecer o aprendizado.

A brincadeira é boa para o desenvolvimento mental e físico de uma criança

Através das brincadeiras, as crianças desenvolvem sua curiosidade e criatividade. Brincadeiras e jogos não apenas permitem que elas aprendam coisas novas, mas que elas aprimorem o que já sabem. 

De fato, as brincadeiras também permitem que as crianças criem coisas novas fazendo sua imaginação funcionar. Quando as crianças brincam, sua capacidade intelectual e habilidades motoras também se desenvolvem. 

A coordenação entre olhos, mãos e pés vai melhorando continuamente. É o mesmo com sua capacidade física. Seus músculos ficam mais fortes enquanto eles correm e pulam por toda parte.

A brincadeira permite que a criança desenvolva suas relações sociais

A brincadeira torna possível que seu filho conheça outras crianças e interaja com elas. Isso permite que ele já se relacione com os outros e entenda melhor como deve se comportar com eles. 

Também ajuda a aprender a compartilhar e encoraja a criança a dialogar, afim de resolver com sucesso por si mesmo quaisquer conflitos com os quais possa se confrontar.

Ele poderá fazer novos amigos e começar a brincar em grupos.

A brincadeira é uma grande fonte de prazer

A brincadeira é, especialmente para uma criança, uma verdadeira fonte de prazer. Permite que a criança relaxe e faça o que quiser com esses brinquedos ou seus amigos. 

Brincar dá a ele uma sensação de liberdade, uma maneira de escapar, de criar seu próprio mundo e de ser o único mestre a bordo. 

Todas as crianças têm o direito de brincar. Mas o papel dos pais é estabelecer um certo limite. Como todas as outras coisas, o excesso nunca é bom.

Brincando de aprender

A brincadeira estimula o aprendizado, e disso você já sabe. Mas tem como usar a brincadeira de uma forma ainda mais eficaz. Quer saber como? É bem simples.

Use algumas brincadeiras para ensinar algo ao seu filho. Por exemplo, imprima cartões de cores diferentes e mostre a ele, deixando que ele adivinhe que cor tem ali. Essa brincadeira é excelente para crianças de 3 ou 4 anos.

Outra dica é imprimir cartões com números e perguntar quanto é a soma de dois números. Depois, você talvez ache justo oferecer uma recompensa a ele, como uma sobremesa.

A dica é apenas essa: use a sua criatividade em favor de seus filhos. Se você não se achar muito bom com jogos, algumas pesquisas vão lhe ajudar, com certeza.

Conclusão

O uso de brincadeiras no aprendizado de uma criança é fundamental. Por isso, estimule a criatividade de seus filhos e os ajude a fazer bom uso das brincadeiras. 

A maioria das pessoas que leram esse post também leram esses aqui

Logo1-png

© 2018 Colégio Riscos e Rabiscos

Desenvolvido por: