• Nos ligue
  • Nos envie um Email
    secretaria@colegioriscoserabiscos.com.br
  • Nos faça uma visita
    Rua Aldrovando Guimarães (antiga Rua Nove de Janeiro), Lt 8 e 9 - Arsenal - São Gonçalo
artigo

A educação começa em casa – o que é responsabilidade dos pais?

11 de dezembro de 2018

A educação escolar com certeza está preparando seus filhos para serem cidadãos melhores no futuro, além de estar transmitindo todas as informações necessárias para que seu filho possa desempenhar um papel digno na sociedade.

Porém, a educação deve começar em casa, pelos próprios pais e outros familiares. Por isso, a pergunta é: qual a responsabilidade dos pais? É justamente isso que veremos no texto a seguir.

Educação e as “palavrinhas mágicas”

Seu filho precisa ser educado desde cedo, e em alguns momentos a educação dele será testada naturalmente. Não queremos que ele seja “reprovado” neste teste, não é mesmo?

Comece conversando com ele sobre as “palavrinhas mágicas”. Incentive-o a falar “por favor” quando estiver pedindo uma coisa, e a não ficar com raiva ou chateado caso o pedido dele não seja atendido. Depois, ensine-o a dizer “obrigado”, caso alguém faça algo por ele ou lhe dê um presente.

Ensine também a importância de falar “com licença” em algumas situações: quando ele precisar passar e uma pessoa estiver na sua frente; quando ele precisar passar no meio de um ambiente em que há muitas pessoas e todas estão conversando, ou até mesmo quando ele precisar entrar na sala de aula um pouco atrasado.

Por fim, ensine a pedir “desculpas” no caso de ele fazer algo de errado ou até mesmo ofender um coleguinha ou outra pessoa.

Além das “palavrinhas mágicas”, ensine a ter respeito pelos mais velhos e usar “senhor” ou “senhora” em vez “tu” ou “você”. Assim ele aprende desde cedo o respeito às hierarquias.

4 dicas para educar bem os seus filhos

Às vezes, os pais se encontram em situações desconfortáveis ​​com seus filhos por diversos motivos, como a natureza difícil da criança. A maioria entra em conflitos e situações que são difíceis de administrar e que se transformam em grandes ataques de raiva.

Se seus filhos têm um caráter forte e você está tendo problemas para ajudar na educação, não desista e você acabará conseguindo consertar a situação.

Pode ser também que seu filho seja “um doce” e que seu relacionamento esteja maravilhosamente bem.

Em ambos os casos, aqui estão 5 dicas eficazes para você educar seus pequenos:

• Seja sentimental: dê aos seus filhos muito amor. Esta é a primeira regra na educação. Uma criança com uma privação emocional nunca se comportará normalmente e terá dificuldade em assimilar e ser receptiva às suas lições.
  • Não ameace seu filho: em vez de ameaçar castigá-lo, faça isso diretamente. Reaja imediatamente e não o ameace. No entanto, sempre tente encontrar uma boa solução, lembre-se de que você é o pai. Cabe a você controlar a situação.
  • Defina regras: escreva as regras e pendure-as na geladeira, chame seu filho para ver com você, se necessário.
  • Mostre-lhes o exemplo: é por ser um pai exemplar que seu filho seguirá seus passos. Seja irrepreensível e tente ser o mais perfeito possível. Mas se você errar, reconheça isso e mostre ao seu filho que alguns erros podem nos ensinar valiosas lições.

Encontre maneiras simples de seguir essas dicas, e a educação da criança tende a ser melhor aperfeiçoada. Assim você estará colaborando em grande medida com a escola.

Conclusão

Como diz o título do artigo, a educação começa em casa, e por isso você tem um papel muito importante nesse quesito. Trabalhe bem com seu filho e o ensine valores que você com certeza gostaria que ele tivesse.

A maioria das pessoas que leram esse post também leram esses aqui

Logo1-png