Ensinar crianças estimulando sua capacidade criatividade e de imaginação é o que muitos métodos de ensino têm buscado aplicar em sala de aula.
A criatividade das crianças parece não ter fim, não é mesmo? Você já parou para pensar em qual momento deixou de desenvolver sua capacidade criativa? Provavelmente no momento em que começou a se incomodar com algumas situações de “gente grande”.
No entanto, em todos os desafios ou situações dificultosas que passamos aprendemos a ser criativos para resolver problemas.
Com as crianças acontece da mesma maneira, à medida que sua criatividade é estimulada diversos valores e conceitos são desenvolvidos dentro dela. Por isso, ensinar crianças a serem criativas é um processo que deve acontecer também dentro da escola.
Se você quer entender mais sobre como ensinar crianças estimulando sua capacidade criativa e de imaginação basta continuar lendo este artigo!
Brincar é a melhor maneira de começar
A maneira mais importante de estimular a criatividade de uma criança é deixando-a brincar.
Segundo a psicopedagoga Irene Maluf, da Associação Brasileira de Psicopedagogia, crianças que brincaram pouco durante a primeira infância podem ter problemas de alfabetização e aprendizagem em geral, isso porque permanecem imaturas por não terem desenvolvido habilidades básicas enquanto pequenas.
A ideia inicial é que esse processo comece em casa, incentivando os pais a brincar com os filhos e promover interação entre a família.
Métodos alternativos como dança, teatro, fantoches podem ser aplicados em casa e também na escola. Os adultos devem compreender que o cérebro da criança precisa brincar do mesmo modo como precisa de oxigênio.
Logo, é papel fundamental da família e da escola proporcionar novos métodos de ensino que promovam ambientes emocionalmente saudáveis, ricos em estímulos, amorosos e seguros. Que permitam à criança explorar, despertando a curiosidade e o desejo de criar e modificar.
Esse método é muito mais eficiente em ambientes flexíveis de ensino, considerando que em modelos mais rígidos é difícil criar um ambiente emocionalmente saudável, por isso é tão importante a flexibilização e conscientização quanto a métodos de aprendizagem inovadores.
Atividades criativas para afastar o cérebro da inércia e ensinar crianças:
- Leitura;
- Cinema e teatro;
- Exercícios físicos;
- Viagens e passeios ao ar livre;
- Criar histórias e construir brinquedos;
- Cozinhar;
- Desenhar e pintar;
- Visitar museus e exposições;
- Cuidar de um animal de estimação;
- Aprender novos idiomas;
- Estudar com prazer;
- Plantar e cultivar;
- Ir a shows e ouvir músicas;
- Participar de projetos sociais e comunitários.
Formas de chegar lá
Em comparação aos novos métodos de aprendizagem, fica difícil eliminar a ineficácia dos métodos tradicionais de quadro e giz + aulas expositivas, que perdurou por centenas de anos.
Hoje, diversas instituições de ensino estão promovendo o relacionamento interpessoal ao ensinar crianças, os limites da autoridade são flexíveis e o lúdico deixou de ser visto como perda de tempo, anarquia ou indisciplina.
Para tanto, existem algumas ferramentas e condutas que podem ser adotadas para inovar na hora de ensinar crianças, como:
- Flexibilidade de horários;
- Aprendizado, observação e diálogo;
- Personalização da grade curricular;
- Documentários e vídeos educativos;
- Investimento em pesquisas;
- Elos entre os conhecimentos;
- Valorização do trabalho em grupo;
- Reposicionamento do professor como um mediador;
- Foco em um único projeto por vez.
Atitudes que prejudicam a criatividade infantil e como evita-las
1 – Criticar em excesso
Mesmo quando feitas com as melhores das intenções as criticas devem ser sempre dirigidas ao comportamento da criança e jamais a ela. Mesmo assim, é necessário faze-las de maneira cuidadosa.
Sem gritos ou apontamentos como: “Você bagunceiro!”. Isso não fará a criança ser mais organizada.
Propor formas de arrumar os brinquedos é uma maneira de ensinar a criança, dar o exemplo e falar sem magoar.
2 – Transformar televisão, tablets e smartphones em brinquedos
Crianças que ficam mais de uma hora conectadas a esses tipos de aparelhos podem ter seu desenvolvimento afetado. Pois assim ela não brinca, não interage com os familiares e não se movimenta.
Por isso, é necessário ter cuidado com esses aparelhos, estipular horários para o uso e fazer com que a criança esteja aprendendo ou desenvolvendo outra capacidade enquanto os usa.
3 – Manter a criança sempre ocupada
Ao contrário do que se deve imaginar, manter a agenda criança lotada de atividades sem tempo livre não é saudável. Pelo contrário: pode tirar sua capacidade de estimular a criatividade.
Por isso, até os 6 anos, pelo menos, a criança deve ficar alguns momentos sem fazer nada. Afinal, são nos momentos tediosos que ela terá novas ideias e entusiasmo para criar novos projetos.
Portanto, ensinar crianças incentivando-as a usar a criatividade e imaginação deve ser um processo que começa em casa e estende-se para a escola. É papel e responsabilidade de todos ao redor da criança oferecer inovação em seus processo de aprendizagem.
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