• Nos ligue
  • Nos envie um Email
    secretaria@colegioriscoserabiscos.com.br
  • Nos faça uma visita
    Rua Aldrovando Guimarães (antiga Rua Nove de Janeiro), Lt 8 e 9 - Arsenal - São Gonçalo
A importância da educação física escolar no desenvolvimento infantil

A importância da Educação Física escolar no desenvolvimento infantil

7 de novembro de 2018

Muitos pais pensam que a Educação Física é uma disciplina inútil, e que não contribui em nada no desenvolvimento infantil. Mas, em apenas dois minutos pesquisando sobre o assunto, é possível descobrir que esse pensamento é falho.

Quando a criança aprende o valor da atividade física e esportiva desde cedo, ela cresce acostumada com isso, e também terá o desejo de continuar o progresso, mesmo depois de adulta.

Existem muitos benefícios que você pode gostar de conhecer. A seguir, vamos ver alguns deles.

Os benefícios da atividade física

• Com efeito, esta estratégia contribui para a saúde do seu filho, por exemplo, combatendo os riscos da obesidade infantil ou complicações relacionadas a um estilo de vida sedentário.
  • Outro argumento é o efeito que a educação física tem no desempenho escolar: essa disciplina aumenta o desempenho do aluno, ao mesmo tempo em que melhora o comportamento das crianças e as deixam bem humoradas no dia-a-dia.
  • A atividade física escolar ajuda a mudar a imagemdessas atividades aos olhos dos jovens. Elas também criam um senso de pertencimento em relação à comunidade escolar, o que pode influenciar positivamente sua perseverança acadêmica.
  • A criança se sente mais motivada a querer participar de esportes, como futebol, vôlei e outros. Isso pode ser ótimo para desenvolver as habilidades dela e mostrar todo o potencial que ela tem.

Atividade física desde cedo

Um estudo do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford mostrou que o exercício físico escolar integrado ao estilo de vida da criança faz com que ela seja mais propensa a se tornar um adulto ativo.

• No Brasil, está crescendo o número de crianças sedentárias e com obesidade infantil. Muitas crianças só querem saber de tecnologias, como celulares e tablets, e não se interessam pela educação física.
  • O desenvolvimento infantil pode ser prejudicado quando a criança se abstém da educação física escolar. E o motivo é bem óbvio. Quanto mais tempo a criança passar sem a educação física, mais propícia ela é a desenvolver problemas de respiração ou cardiovasculares quando estiverem um pouco mais velhas.
  • A atividade física é importante para todos os seres humanos, independentemente da idade. O ideal é que a criança tenha costume de praticar educação física toda semana, sempre que possível, tendo em mente que a sua saúde tende a melhorar.

O papel da família

Bons hábitos em atividade física são cultivados desde cedo. Portanto, os pais têm um papel vital para transmitir a importância de se mover e ser ativo.

As crianças também acham mais fácil serem ativas se sentirem a aprovação das pessoas ao seu redor e se seus pais valorizam a atividade física.

Para apoiar o seu filho, não hesite em encorajar e desempenhar o papel da atividade física. Crie oportunidades para ser ativo e certifique-se de que seu filho tenha o equipamento necessário para se movimentar.

Finalmente, supervisione cuidadosamente as atividades em que seu filho participa. Incentive-o a perseverar sem exercer pressão sobre ele.

Nessa idade, o importante é, antes de tudo, que ele descubra e adquira o prazer de se movimentar.

É sempre uma boa ideia se informar sobre os horários de seu filho na escola. Pergunte a ele como foi o treino, o que ele fez, e o que ele aprendeu.

A educação física tem um papel importante no desenvolvimento infantil, e pode, sim, de fato, ser um grande encorajamento para as crianças se movimentarem desde cedo.

Por isso, encoraje seu filho o máximo que puder, e não o deixe achar a atividade física chata. Se possível, no final de semana leve ele até um campo ou quadra e o incentive a praticar um esporte.

O desenvolvimento infantil vai ser o melhor possível se seu filho praticar atividades físicas. Por isso, não perca tempo e lhe ofereça toda a ajuda possível, para que ele também sinta a importância de permanecer ativo.

A maioria das pessoas que leram esse post também leram esses aqui

Logo1-png